INSTITUCIONAL

HISTÓRIA

Em visão histórica a caminhada em honra a Nossa Senhora da Assunção iniciou-se em volta do século XVII, com o português Martins Soares Moreno. Este, após a construção do Forte de São Sebastião, elege como padroeira de Fortaleza Nossa Senhora do Amparo. Mas, na invasão dos holandeses o forte e a imagem de Nossa Senhora do Amparo foram destruídos. Após cinco anos os holandeses são expulsos de Fortaleza e há na reconstrução do Forte, sendo ele intitulado por Álvaro de Azevedo Barreto como FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO, tornando-se a mesma Nossa Senhora da Assunção padroeira da cidade e o nome do forte seria também o nome da então cidade. Ainda naquela época, através de Martins Soares Moreno, inicia-se uma procissão em honra a Nossa Senhora da Assunção.

Em 2003, meio aos festejos dos 150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e o ano intitulado pelo então Papa João Paulo II, Ano Mariano, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, teve como que a iluminação de fazer uma grande caminhada em honra a Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza. Com objetivo levar as pessoas a caminharem com Maria e caminhado com Maria caminharem com Jesus Cristo e assim fazerem uma reflexão em suas vidas e do papel de cada um na sociedade. 

Desde 2003, conforme a Lei no. 8795 de 28/11/2003, sendo inserida no Calendário Oficial do Município de Fortaleza como feriado municipal, o dia 15 de agosto é dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza.

Desta forma iniciou-se a Caminhada com Maria que hoje leva mais de um milhão e meio de pessoas em seu trajeto. O trajeto é feito pela grande multidão que vem caminhando desde Santuário de Nossa Senhora da Assunção, passa pela ponte do Rio Ceará e vem até a Catedral Metropolitana de Fortaleza.


Caminhada com Maria no decorrer dos anos:

Ano de 2003
Caminhamos com Maria, em seu Caminho que é Jesus.
150 anos da Arquidiocese de Fortaleza e Ano do Rosário proclamado pelo Papa João Paulo II.

Ano de 2004
Caminhamos com Maria, modelo insuperável da contemplação de Cristo.
150 anos do dogma da Imaculada Conceição
100 anos da coroação de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

Ano de 2005
Com Maria seguimos Jesus Eucaristia.
Ano da Eucaristia proclamado pelo Papa João Paulo II.

Ano de 2006
Com Maria somos discípulos e missionários de Jesus Cristo.
Rumo à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe.

Ano de 2007
Com Maria, discípula e missionária de Jesus, a serviço da vida.
Retirado das conclusões da V Conferência realizada em Aparecida.

Ano de 2008
Caminhamos com Maria, Mãe dos discípulos de Jesus Cristo.
Na celebração do Ano Paulino proposto pelo Papa Bento XVI.

Ano de 2009
Caminhamos com Maria na fidelidade de Cristo.
Na celebração do Ano Sacerdotal estatuído pelo Papa Bento XVI.

Ano de 2010
Caminhamos com Maria: Fica conosco, Senhor!
Em sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional por ocasião dos 50 anos de Brasília.

Ano de 2011
Caminhamos com Maria, acolhendo Jesus a Palavra de Deus.
Marcada pela Exortação Apostólica Verbum Domini de Bento XVI sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

Ano de 2012
Com Maria no Caminho da Fé
Em sintonia com o Ano da Fé que se iniciou em 11 de outubro e termina em 24 de novembro de 2013. Proclamado por Bento XVI em sua Carta Apostólica Porta Fidei – A PORTA DA FÉ (cf. At 14,27).

Ano de 2013
Com Maria no Caminho da Fé: Feliz aquela que acreditou… (Lc 1, 45)
Em sintonia com o Ano da Fé, nas comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano II.



HINO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

REFRÃO: Senhora da Assunção, Fortaleza se prosta aos teus pés, para te louvar, para proclamar, nossa amada Rainha tu és:

1. Virgem Maria, teu poder é nosso escudo. Desde os inícios, no Fortim de onde nascemos. O teu olhar foi proteção em tantas lutas, na construção desta cidade em que vivemos.

2.  Altar de Sol, Altar de luz é Fortaleza. Altar de amor é teu, Senhora da Assunção, jamais intruso algum em troca do império que tens aqui e tens em cada coração.

3. Olha teu povo a te aclamar, Virgem Maria, a juventude exuberante em teu encanto. Somos vassalos, somos filhos, te pedimos, acolhe a todos sob as dobras do teu manto.

4. Nosso Brasil será feliz em sua história. A Santa Igreja em nossa terra seja Forte, se teu olhar, Oh Mãe, reinar, em nossas almas e se te amarmos com ardor até a morte.

5. Ao Santo Padre, em momentos tão difíceis. Aos governantes, na chefia de seu povo, a tua luz, que é luz de Deus, os ilumine na construção de um mundo bom de um mundo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe aqui seu comentário pois ele é força para o povo de Deus que caminha com Maria!